ATB - Aliança Transformers Brasil

SÉRIES TRANSFORMERS JAPONESAS

Texto: Luna




INFORMAÇÕES GERAIS


O Japão produziu várias séries Transformers, sendo algumas totalmente independentes das séries americanas e outras como resultado da parceria entre Takara e Hasbro. Esse "intercâmbio" entre Takara e Hasbro fez com que o Japão importasse algumas das séries Transformers americanas e os EUA importassem ou encomendassem em parceria alguns animes Transformers.

Além de séries animadas, há também séries Transformers lançadas no Japão como mangás.


Foram lançados Japão:

  • TRANSFORMERS - primeira e segunda temporadas de "Transformers".
  • SCRABLE CITY - o.v.a.
  • TRANSFORMERS: 2010 - terceira temporada de "Transformers".
  • HEADMASTERS - série anime.
  • MASTERFORCE - série anime.
  • VICTORY - série anime.
  • ZONE - o.v.a.
  • BATTLESTARS / RETURN OF CONVOY - mangá.
  • OPERATION COMBINATION - mangá.
  • BEAST WARS e BEAST WARS METALS - ("Beast Wars").
  • BEAST WARS II e BEAST WARS NEO - séries anime.
  • CAR ROBOTS - ("Transformers: Robots in Disguise" / "Transformers: Nova Geração") - série anime.
  • MICRON LEGEND - ("Transformers: Armada") - série anime.
  • SUPER LINK - ("Transformers: Energon") - série anime.

A primeira série ("Transformers") é, em essência, as duas primeiras temporadas de "Transformers" (G1 americana) redubladas em japonês. Alguns episódios foram alterados (alguns minutos adicionais, clips musicais de abertura, etc), mas a estória é basicamente a mesma: Convoy (Optimus Prime) lidera os Cybertrons (Autobots) contra os Destrons (Decepticons), liderados por Megatron.

"Scramble City" se situa entre as duas primeiras temporadas de "Transformers" e os episódios posteriores ao filme (que só foram lançados posteriormente no Japão). Combina animação original japonesa com trechos de episódios americanos e os personagens principais são os gestalts Superion, Menasor, Bruticus, Devastator e Defensor. O nome "Scramble City" vem de "scramble power" (scramble=misturar), o poder que os gestalts, nesse vídeo, têm de rearranjar seus membros de forma a ganhar vantagem em luta.

"Transformers 2010" é, em essência, a terceira temporada de "Transformers" (G1 americana) redublada em japonês. Alguns episódios também foram alterados (alguns minutos adicionais, clips musicais de abertura, etc), mas a estória continua basicamente a mesma: Rodimus Convoy (Rodimus Prime) lidera os Cybertrons (Autobots) contra os Destrons (Decepticons), liderados por Galvatron e, como na série americana, termina com a ressurreição de Convoy (Optimus Prime).

A quarta temporada de "Transformers" (os três episódios de "Rebirth") foi desconsiderada no Japão, não fazendo parte da "história" Transformer japonesa.

O filme foi lançado no Japão com o título "Matrix Forever" (1990) e contou com algumas cenas a mais que a versão americana e um letreiro de abertura no estilo de Star Wars.

"Transformers: Headmasters" é a primeira série Transformers original japonesa e se passa em 2011 (depois de "Transformers: 2010", a versão japonesa da terceira temporada da série americana). Essa série introduz os headmasters e targetmasters (desconsiderando a quarta temporada americana, "The Rebirth", que não faz parte da continuidade japonesa).

Em 1988, entre as séries "Headmasters" e "Masterforce", foi lançado o laserdisc "Transformers: Hero", contendo um resumo das séries japonesas anteriores, um trailer do filme e um preview dos primeiros episódios de "Masterforce".

"Transformers: Super God Masterforce" ("Transformers: Chôjin Masterforce") é a segunda série Transformers original japonesa (funciona como "continuação" da série Headmasters) e introduz os Pretenders e Godmasters (Powermasters). Essa série tem como diferencial o fato de que seus personagens principais são humanos (ou pelo menos se parecem com humanos, como os Pretenders).

"Tranformers: Victory" é a terceira série Transformers original do Japão e a favorita da maioria dos fãs das séries japonesas. É, muito provavelmente, a série de melhor animação e com mais violência. Victory se passa no ano 2025 e introduz Star Saber (o mais poderoso guerreiro Cybertron e o maior espadachim da galáxia), os Micromasters, Brainmasters e Brestforce.

Apenas um episódio animado de 30 minutos foi lançado para "Transformers: Zone", mas a estória dessa série continuou em mangá nas páginas da TV Magazine (publicação japonesa semanal que conta estórias baseadas em personagens da TV).

Além da série Beast Wars em CGI (da Mainframe), foram transmitidas no japão, mais duas séries, em anime: "Beast Wars Second" e "Beast Wars Neo".

Após as séries "Beast" foi ao ar no Japão a série anime "Car Robots", que posteriormente também foi transmitida nos Estados Unidos ("Robots in Disguise") e no Brasil ("Nova Geração").

"Micron Legend" ("Transformers: Armada"), produzida após "Car Robots", foi a primeira série Transformers feita realmente numa parceria entre a Hasbro e a Takara para ser lançada nos EUA e no Japão.

A série Transformers atualmente sendo exibida no Japão é "Super Link", que será exibida nos Estados Unidos com o nome "Energon".



Obs: Nesta seção constam apenas imagens e informações sobre as séries Transformers japonesas que foram animadas (séries de TV e OVAs). As informações sobre as séries japonesas em mangá estão na seção de QUADRINHOS e as informações sobres as séries Beast Wars japonesas estão na seção SÉRIES BEAST WARS JAPONESAS.