ATB - Aliança Transformers Brasil

Episódios


[ Lista de episódios | Sinopses dos episódios ]

Texto: Luna



Sinopses da primeira temporada



BEAST WARS - parte 1:

Durante uma missão secreta da Axalon (espaçonave Maximal de exploração), Optimus Primal (o "capitão" da nave) recebe ordens para interceptar uma nave que havia sido roubada por Megatron e outros "renegados" Predacons. Na perseguição, as naves acabam atravessando uma passagem transwarp e, em meio à batalha que se segue, ambas são avariadas e acabam por cair em um misterioso e primitivo planeta.

O planeta em questão é rico em cristais brutos de energon, substância que serve de fonte de energia mas que, em estado bruto e em grande quantidade, causa danos aos robôs se a ela expostos por um período prolongado. Assim, a fim de proteger seus tripulantes, as sondas dos computadores das naves varrem o planeta à procura de formas de vida locais compatíveis, cujo código DNA é usado para adaptar as formas alternativas dos robôs ao ambiente do planeta.



BEAST WARS - parte 2:

Um dos Predacons, Dinobot, desafia Megatron e acaba sendo expulso por este. Dinobot, então, luta com Optimus Primal pela liderança dos Maximals, mas tal luta acaba tendo um desfecho inesperado e ele se une aos Maximals.

A descoberta de um gigantesco cristal de energon leva Maximals (agora contando com Dinobot) e Predacons a se enfrentarem novamente.


THE WEB:

Após desobedecer uma ordem de Optimus Primal, Cheetor acaba sendo capturado por Tarantulas (Tarântulos) e preso em uma teia sugadora de energia.

Rattrap infiltra-se no covil de Tarantulas a fim de salvar Cheetor.


EQUAL MEASURES:

Um fenômeno da natureza interfere na aparelhagem das naves Maximal e Predacon, acidentalmente criando um raio de teletransporte que acaba colocando Cheetor dentro da base Predacon e Terrorsaur (Terrorsauro) na base Maximal.


CHAIN OF COMAND:

Quando investigava estranhas ruínas encontradas na superfície do planeta, Optimus Primal desaparece em uma espécie de "sonda" alienígena.

Maximals e Predacons lutam pela posse da sonda onde Primal se encontra preso.


POWER SURGE:

Acidentalmente supercarregado de energia ao encontrar uma montanha flutuante de energon, Terrorsaur derrota Megatron e assume a liderança dos Predacons.

Cheetor descobre o ocorrido e informa Optimus Primal, que deve impedir Terrosaur de usar seus novos "poderes" contra os Maximals.


FALLEN COMRADES:

A descoberta de uma das stasis pod (câmaras de inércia, que foram lançadas em órbita do planeta durante a queda da Axalon) caída na região norte do planeta leva Maximals e Predacons a uma corrida pela protoforma que ela encerra.

Tigatron é "criado".


DOUBLE JEOPARDY:

Após o fracasso de missões Maximal por vazamento de informações, Rattrap acaba sob suspeita de traição.


THE PROBE:

Uma sonda cybertroniana se aproxima do planeta. Rhinox cria uma torre de transmissão para tentar enviar um sinal de socorro à sonda antes que ela saia da órbita do planeta e fique fora de alcance.

Os Predacons, logicamente, tentam impedir a transmissão.


GORILLA WARFARE:

Scorponok cria um vírus a fim "bloquear" a coragem de Optimus Primal e transformá-lo em um covarde. O vírus, no entanto, não surte o efeito esperado e o líder dos Maximals acaba tornando-se extremamente violento.


A BETTER MOUSETRAP:

Rhinox cria um novo sistema de defesa para a base Maximal que, acidentalmente, acaba confinando Rattrap dentro da Axalon, enquanto os Predacons tentam invadir a base.


VICTORY:

Os Maximals pensam ter ganho a guerra quando uma explosão na base Predacon parece ter destruído todos os que nela estavam. Então, eles aproveitam a oportunidade para recuperar alguns equipamentos da base Predacon para consertar a Axalon.

Na realidade, Megatron e os demais Predacons não estão mortos e têm outros planos para a nave Maximal.


DARK DESIGNS:

Megatron captura Rhinox e o reprograma como Predacon, o que acaba causando problemas para os próprios Predacons.


DOUBLE DINOBOT:

Megatron faz um clone do beast mode (modo animal) do Dinobot e o incumbe de sabotar a base Maximal.

O clone consegue enganar os Maximals, mas acaba tendo que enfrentar o verdadeiro Dinobot.


THE SPARK:

Outra stasis pod (câmara de inércia) cai no planeta, mas encontra-se seriamente avariada e a protoforma em seu interior começa a morrer.

Rhinox e Cheetor conseguem encontrar a stasis pod e lutam contra o tempo, e os Predacons, para salvar a protoforma em seu interior (a futura Airazor).


THE TRIGGER - parte 1:

Uma ilha voadora equipada com diversos artefatos alienígenas chama a atenção de Maximals e Predacons.

Os Maximals tentam deter os Predacons, que planejam usar o poder dos artefatos alienígenas contra eles.

Tigatron demonstra especial interesse em proteger o ecossistema da ilha.


THE TRIGGER - parte 2:

Maximals e Predacons lutam na ilha voadora.

BlackArachnia consegue assumir o controle do "obelisco" que comanda a ilha, o que obriga Tigatron a decidir entre salvar o ecossistema da ilha ou destrui-la para deter o poder destrutivo dos artefatos alienígenas.


SPIDER'S GAME:

Mais uma stasis pod cai no planeta e, quando ia à procura dela, Tigatron acaba sendo ferido por Waspinator.

Tarantulas consegue chegar à stasis pod primeiro e tenta alterar o mecanismo automático de transformação.

A protoforma torna-se Inferno que, devido aos problemas durante a sua "criação", tem muito de sua personalidade dominada por seu beast mode.


CALL OF THE WILD:

Um ataque Predacon avaria os escudos da base Maximal, deixando os Maximals sem proteção contra o excesso de energon do planeta.

Obrigados a permanecer por muito tempo em beast mode, os Maximals acabam sendo cada vez mais dominados por seu "lado animal".


DARK VOYAGE:

Um explosão de energon deixa Rhinox, Rattrap, Cheetor e Dinobot cegos, forçando-os a confiar em seu "instinto animal" para escapar dos Predacons e conseguir voltar à base para reparos.


POSSESSION:

A spark (centelha) de um antigo guerreiro Decepticon, Starscream, toma o controle do corpo de Waspinator.


THE LOW ROAD:

Durante uma batalha, Tarantulas consegue inocular um vírus em Rhinox, fazendo com que ele "descarregue" :-p energon descontroladamente, drenando sua energia.

Rattrap e Dinobot vão à procura de Tarântulas para conseguir um antídoto.


LAW OF THE JUNGLE:

Snowstalker, uma trigreza "amiga" de Tigatron é acidentalmente morta durante uma batalha entre Maximals e Predacons.

Tigatron, movido pelo remorso, decide não mais fazer parte da guerra contra os Predacons e abandona os Maximals.


BEFORE THE STORM:

Inferno entrega a Megatron um misterioso disco. Após examiná-lo, Megatron contata Optimus Primal para uma reunião secreta, onde eles combinam uma trégua.


OTHER VOICES - parte 1 ("ARRIVAL"):

Maximals e Predacons encontram-se ameaçados por um poder alienígena que chega ao planeta.

Airazor fica presa dentro de uma misteriosa base alienígena e Rattrap e Optimus Primal tentam salvá-la.


OTHER VOICES - parte 2 ("TERMINATION DAY"):

Um aparelho alienígena ameaça destruir todo o planeta.

Optimus Primal pretende usar uma stasis pod modificada para viajar pelo espaço até o mecanismo e detoná-lo com uma explosão transwarp.


Comentários

Texto: Luna


Esta temporada, embora também tenha uma sequência, possui vários episódios "isolados" (que têm uma estória completa e independente e podem ser assisitidos em qualquer ordem, sem prejuízo para o entendimento da série), coisa que não ocorre nas demais temporadas.

Como era de se esperar, a estória é mais simples e sem muitos subplots, servindo para introduzir as noções básicas da série e a caracterização dos personagens principais. Porém, alguns episódios já deixam pistas de que há "more than meets the eye" (mais do que os olhos podem ver), com muitos detalhes, "segredos" e "mistérios" a serem revelados.

A primeira temporada, em si mesma, geralmente não agrada muito aos fãs da série Transformers clássica. Lembro que a minha reação quando assisiti pela primeira vez não foi muito boa... Estranhei a animação em CGI, fiquei irritada com o humor "cartoon/pastelão" de várias cenas e custei a engolir o fato de terem "aproveitado" o nome de vários personagens antigos. Ainda assim, já dava para ver que Beast Wars era diferente do "normal" das séries animadas, mostrando uma estória com sequência cronológica e detalhes mais "adultos".

Uma coisa já presente em alguns episódios são as referências à série clássica, o que, por si só, já faz a festa dos fãs de Transformers. A "participação especial" do Starscream, então, me fez vibrar... Ele era um dos meus personagens favoritos. :-) Para quem não está familiarizado com Transformers, no entanto, essas "referências" podem não ter muita graça e, por vezes, causar alguma confusão, mas ao mesmo tempo são um convite a procurar saber mais sobre a série clássica, não é mesmo? ;-)

Outra característica da série também já se fazia sentir: o humor. Eu, particularmente, não gosto das cenas "cartoon/pastelão", mas adoro as piadas mais sutis e/ou adultas, especialmente as que fazem referência à série clássica ou aos fãs da série. Este tipo de referência, no entanto, é difícil de "pegar" (principalmente para quem não sabe muita coisa sobre TF e/ou não entende inglês razoavelmente bem) e muitas se perdem na tradução para o português.

Um dos meus episódios favoritos nessa primeira temporada é "Possession" ("Possessão", o 21º episódio), por razões óbvias (Starscream! Starscream! Starscream!). :-)

O pior episódio de Beast Wars, em minha opinião, é "The Low Road" (o 22º episódio da primeira temporada). Quando assisti esse episódio pela primeira vez eu quase desisti de acompanhar a série. Que desgraça! Podre! Podre! Podre! Só tem humor "cartoon/pastelão". Espirro e peido... Pelo amor de Deus! :-( Mas isso é questão de opinião. Minha irmã, por exemplo, riu muito quando assistiu esse episódio... Só não sei do que ela riu mais: se foi do episódio em si ou da minha cara... :-p

Algo a se notar, ainda, é que a série é bastante violenta, com muitas armas, lutas e personagens sendo "feridos", explodidos, esmagados, desmembrados, etc. Waspinator que o diga... :-) Mas como essa violência é entre robôs e não entre humanos (e, portanto, não é "sangrenta"), acaba passando batido apesar de desde o início, como sempre foi em Transformers, já ficar bem claro que, embora mecânicos, eles SÃO seres vivos...



Sinopses da segunda temporada



AFTERMATH:

A onda de choque da explosão do mecanismo alienígena alcança o planeta e atinge seriamente as bases Maximal e Predacon.

Terrorsaur e Scorponok acabam sendo destruídos.

Por todo o planeta, o energon em estado cristalino bruto é transformado e condensado em cubos de energon.

Alguns personagens sofrem uma "mutação" e têm sua estrutura alterada, tornando-se transmetals.


COMMING OF THE FUZORS - parte 1:

As stasis pods (câmaras de inércia) começam a cair por todo o planeta e Tigatron e Airazor são enviados para encontrá-las.

Dinobot consegue roubar os dois "Golden Disks" (discos dourados) e percebe que, na realidade eles estão no primitivo planeta Terra e que Megatron poderia alterar o futuro.

De duas stasis pods avariadas surgem os "fuzors" (gerados a partir da fusão de DNA de duas formas de vida diferentes) - Silverbolt e Quickstrike - que, ainda confusos e desorientados, são recrutados por Megatron.

Os Maximals encontram uma stasis pod avariada contendo uma protoforma reserva, sem spark (centelha) a qual Rhinox pretende usar em um "projeto secreto".

Tarantulas, no corpo de Blackarachnia, descobre que seu covil foi destruído e usa os equipamentos de Megatron para retornar ao seu próprio corpo (transformado em transmetal), mas deixa um "link psíquico" entre ele e Blackarachnia.


COMMING OF THE FUZORS - parte 2:

Os Predacons atacam os Maximals. Durante o ataque, o fuzor Silverbolt decide que também é um Maximal e deixa os Predacons mas, mesmo assim, estes continuam em vantagem na luta contra os Maximals.

Rhinox continua com seu arriscado "projeto secreto", amplia sua "consciência interior" e penetra no espaço transwarp à procura de algo. Ele finalmente encontra o que estava procurando, consegue voltar ao seu estado normal e se une aos demais Maximals, deixando os equipamentos terminarem automaticamente o "projeto secreto".

Na base Predacon, Blackarachnia descobre alguns arquivos secretos de Megatron e consegue, apesar do link psíquico, esconder o fato de Tarantulas.

Quando os Maximals estão quase sendo derrotados, Optimus Primal reaparece em uma nova forma transmetal e os Predacons são derrotados. O "projeto secreto" de Rhinox era trazer Optimus Primal de volta à vida usando a protoforma vazia que eles haviam encontrado.


TANGLED WEB:

Megatron ordena que Tarantulas e Blackarachnia construam uma estação Predacon em uma caverna onde foi encontrada uma grande quantidade de cubos de energon. Lá, utilizando um cubo de energon, Blackarachnia consegue se livrar do link mental de Tarantulas.

Tarantulas, achando que a caverna seria um ótimo covil secreto, aproveita-se de uma batalha contra os Maximals para dar a impressão de que a caverna foi destruída e começa secretamente a construir nela seu novo covil.


MAXIMAL, NO MORE:

Dinobot conclui que Megatron vai vencer a guerra e muda novamente de lado. Ao voltar para os Predacons, ele entrega a Megatron um dos "Golden Disks" (discos dourados) que havia roubado.

Como um teste de lealdade, Megatron ordena que Dinobot destrua Rattrap, mas ele se recusa e acaba retornando aos Maximals.


OTHER VISITS - parte 1:

Tigatron e Airazor descobrem um artefato alienígena e, acidentalmente, o ativam. O artefato manda um sinal para os alienígenas e Tigatron e Airazor são capturados em um raio e desaparecem.

Os alienígenas mandam uma base "Metal Hunter" para o planeta e Maximals e Predacons se enfrentam por ela, mas ambas as facções são atingidas por uma forte onda de energon.


OTHER VISITS - parte 2:

Com apenas os transmetais e fuzors não incapacitados pela base "Metal Hunter", Megatron usa o disco dourado para abri-la. Ele consegue entrar e quase é destruído ao tentar se conectar aos controles, mas acaba conseguindo controlar a base alienígena.

Megatron usa a base alienígena para capturar Optimus Primal e tenta destruir Tarantulas, que havia dito que não estaria mais sob seu comando e passaria a agir como um agente independente.

Tarantulas acaba por, temporariamente, se unir aos Maximals a fim de impedir que Megatron transportasse a base alienígena para Cybertron. Eles conseguem impedir Megatron e, ainda, fechar a passagem sobre o planeta, mantendo-o seguro contra a invasão alienígena.


BAD SPARK:

Um estranha stasis pod (câmara de inércia) é encontrada e a "missão secreta" da Axalon é revelada: livra-se da Protoforma X.

(A Protoforma X resultou de um projeto secreto para criar uma espécie de "super-Maximal" indestrutível, mas esta criatura se revelou um psicótico que, com muito custo, conseguiu ser detido e desativado em uma câmara de inércia especial.)

Em virtude de uma forte explosão de energon durante a luta pela posse da câmara com a Protoforma X, BlackArachnia e Silverbolt são isolados dos outros e acabam obrigados a cooperarem entre si para poderem sobreviver, enquanto são perseguidos pelo recém-criado Rampage (a Protoforma X).

Rampage é temporariamente derrotado pelos Maximals e Megatron se aproveita da ocasião para escravizá-lo, roubando parte de sua spark (centelha).


CODE OF HERO:

De posse dos discos dourados e tendo Rampage sob seu controle, Megatron decide eliminar a raça humana (que ajudou os Autobots, ancestrais dos Maximals, a ganharem a guerra contra os Decepticons, ancestrais dos Predacons), destruindo o vale onde ela surgiu.

Dinobot, ainda assolado pelo sentimento de culpa por ter entregado o disco dourado a Megatron, descobre os planos deste e, como não havia nenhum outro Maximal por perto, resolve detê-lo sozinho.

Dinobot, heroicamente, enfrenta os Predacons sozinho e consegue salvar a raça humana, ao custo da própria vida.


TRANSMUTATE:

Outra stasis pod (câmara de inércia) cai e Megatron e Silverbolt lutam pela posse dela. Durante a luta, a câmara explode e dela surge Transmutate, um transformer muito malformado.

Megatron captura Transmutate, mas achando que ele é inútil ordena que seja destruído. Rampage, no entanto, acredita no valor de Transmutate e tenta usá-lo para se livrar de Silverbolt.

Durante a batalha entre Silverbolt e Rampage, Transmutate se coloca na linha de fogo para protegê-los um do outro e é destruído.


THE AGENDA - parte 1:

Prevendo a chegada de enviados de Cybertron à Terra, Megatron faz uma última tentativa para capturar os Maximals e usá-los como reféns. A batalha, no entato, é interrompida com a chegada de uma misteriosa nave de Cybertron.


THE AGENDA - parte 2:

Com a ajuda do recém chegado cybertroniano (o Decepticon, reformado como Predacon, Ravage), os Maximals conseguem capturar Megatron.

A nave cybertroniana fica muito esgotada pela batalha para retornar a Cybertron, então os Maximals partem em busca do estoque secreto de energon de Megatron e acabam caindo em uma armadilha.


THE AGENDA - parte 3:

Os Maximals descobrem que tudo que havia ocorrido fazia parte de um plano maior de Megatron que conseguiu manipular a todos.

O Plano de Megatron é revelado: alterar o curso da história e fazer com que os Autobots percam a guerra para os Decepticons.


Comentários

Texto: Luna


A segunda temporada praticamente não possui episódios "isolados" e apresenta uma melhora sensível com relação aos roteiros e aos gráficos. Sua estória é mais complexa, com muitos subplots e referências à série clássica (Transformers).

É, ainda, nesta temporada que são introduzidos os transmetals (cujo visual, na minha opinião, dá de dez a zero nos beast warriors "comuns") e os fuzors.

Esta é, no geral, minha temporada favorita. Tem bons gráficos e animação, transmetals (Yes!), roteiros mais interligados e complexos, referências à série clássica, etc. Uma coisa que me agrada, também, é o fato de haver menos cenas de humor "cartoon/pastelão" e muito mais piadas sutis, adultas, e/ou que fazem referência a "Transformers" (mas, como eu havia salientado nos comentários à primeira temporada, essas piadas são difíceis de entender, principalmente para quem não sabe muita coisa sobre TF e/ou não entende inglês razoavelmente bem).

Uma coisa que atrapalha essa temporada é a tradução para o português. Algumas piadas simplesmente se perdem na tradução e tanto a dublagem quanto a legendagem em português têm algumas falhas e omissões que, numa temporada de roteiros mais complexos como esta, chega a atrapalhar o entendimento de alguns pontos.

São destaque nessa temporada: a transformação de Cheetor, Rattrap, Optimus Primal, Megatron e Tarantulas em transmetals; os fuzors Quickstrike e Silverbolt; os golden disks (discos dourados); Rampage (Violência); a morte de Dinobot; a invasão da Arca (nave Autobot).

Um dos meus episódios favoritos nessa segunda temporada, e de toda a série, é "Code of Hero" (o 35º episódio de Beast Wars). Simplesmente maravilhoso! Com direito a toques de samurai e citações de Shakespeare... E, sim, eu adoro o Dinobot! :-)

Para mim, o episódio mais fraquinho desta temporada é "Transmutate" (o 36º episódio da série)... É o único episódio isolado, tem pouca ação e a estória é meio bobinha.



Sinopses da terceira temporada



OPTIMAL SITUATION:

BlackArachnia, percebendo que sua existência também está ameaçada, ativa o computador da Arca (Teletran 1) e os sistemas de defesa atingem Megatron em meio ao seu ataque ao líder dos Autobots (que era uma dos transformers que estavam desativados dentro Arca).

Para salvar Optimus Prime (líder dos Autobots, na série Transformers clássica) e restautar a linha do tempo, Optimus Primal "guarda" a spark (centelha) deste em seu próprio corpo. Isso provoca uma "mutação" no corpo de Primal, que torna-se, então, Optimal Optimus.

Graças ao poder de sua nova forma, Optimus Primal afugenta os Predacons, mas percebe que agora Megatron planeja destruir a Axalon para deixar os Maximals desprotegidos sem uma base.

A base Maximal acaba sendo derrubada do penhasco onde se encontrava e submerge.

O corpo de Optimus Prime finalmente é reparado e Optimus Primal devolve-lhe a spark. Assim, a continuidade da linha de tempo é restaurada.

Os Maximals coletam alguns equipamentos que conseguiram salvar da Axalon e montam uma nova base, anexa à Arca.


DEEP METAL:

Tentando descobrir o paradeiro da Protoforma X, o Maximal DephCharge (Profundeza) atravessa com sua nave uma "anomalia" no espaço e também acaba caindo na Terra pré-histórica.

DepthCharge e Rampage revelam-se inimigos mortais.

DepthCharge e Rampage finalmente se encontram e travam ardorosa batalha e quando parece que DepthCharge está em vantagem, Quickstrike chega de surpresa e atira nele. Primal e Cheetor, no entanto, chegam a tempo de salvá-lo.

Rampage encontra a nave de DepthCharge e a destrói.


CHANGIN OF THE GUARD:

Os Maximals desejam reaver Sentinela (o sistema de defesa criado por Rhinox), mas sem poderem contar com a ajuda de DepthCharge (Profundeza), acabam tendo que mandar Rattrap em uma espécie de mini-submarino recuperá-lo nas ruínas da base Maximal, agora submersa.

Rampage ataca o mini-submarino, mas DepthCharge aparece e distrai Rampage, enquanto Rattrap aproveita para levar Sentinela à superfície.

Waspinator consegue roubar Sentinela e Silverbolt pede ajuda a DepthCharge para recuperá-lo, mas este se recusa. Silverbolt e Rattrap, então, vão ao encalço de Waspinator sozinhos, enquanto DepthCharge continua à procura de vingança contra Rampage.

Silverbolt e Rattrap conseguem reaver Sentinela, mas acabam acidentalmente se chocando com DepthCharge e caem. Os Predacons, então, acabam conseguindo roubar Sentinela e instalá-lo em sua própria base.


CUTTING EDGE:

Megatron, usando a tecnologia alienígena transmetal 2, cria uma série de velociraptors bio-mecânicos (cyber raptors) que aterrorizam uma tribo de "pré-humanos" e os Maximals devem salvá-los.

BlackArachnia (Viúva Negra) e Cheetor são incumbidos de levar duas crianças "pré-humanas" que haviam salvo de volta à sua tribo. No caminho, eles são atacados por Tarantulas (Tarântulos) e um grupo de cyber raptors. Apesar de Optimus e Silverbolt aparecerem para ajudar, eles só conseguem se livrar dos cyber raptors depois que um "pré-humano" aparece e mostra como detê-los: atingindo seus mecanismos de controle.

Os Predacons aproveitam que apenas Rattrap e Rhinox ficaram para proteger a Arca e atacam, mas DepthCharge (Profundeza) aparece e os derrota.

BlackArachnia, disfarçadamente, rouba um chip transmetal 2 de um dos cyber raptors.

Megatron percebe que, apesar de poderosa, a nova tecnologia transmetal 2 se mostra instável sem uma spark (centelha).


FERAL SREAM - parte 1:

Usando uma câmara de inércia recém-descoberta, um "driver" transmetal 2 alienígena alterado e a parte da spark (centelha) que havia tirado de Rampage, Megatron cria um "clone" transmetal 2 de Dinobot.

DepthCharge (Profundeza) e Cheetor enfrentam Dinobot 2 (o clone transmetal 2 de Dinobot).

Cheetor consegue roubar o "driver" de Megatron e jogá-lo para DepthCharge, mas acaba sendo atirado contra o mecanismo usado para criar o novo transmetal 2 e é, presumidamente, destruído.

DepthCharge consegue voltar à base e tenta destruir o "driver" atirando-o na lava, mas BlackArachnia (Viúva Negra) acaba conseguindo pegá-lo para si.

Um grande e aparentemente selvagem felino transmetal 2 surge, ataca os Predacons e foge.

Mais tarde, Cheetor, muito avariado, consegue retornar à base Maximal.


FERAL SREAM - parte 2:

Cheetor está "dormindo" em seu "quarto", depois de recusar-se a utilizar a câmara CR de reparos, e tem uma espécie de pesadelo. Ele acorda e começa a sofrer uma mutação.

Um rugido ecoa pela base e Rattrap vai investigar. Um felino transmetal 2 sai do quarto de Cheetor, derruba Rattrap e foge da base Maximal.

O tal felino vai para uma floresta e esconde-se em uma caverna. A criatura começa a sofrer uma mutação e sua identidade é revelada: Cheetor. Mais tarde, em sua forma transmetal "normal", Cheetor está totalmente reparado e tem alguns flashes de memória.

Cheetor volta para a base Maximal e Optimus pergunta onde ele estava. Cheetor responde que estava caçando a "criatura", mas Optimus não acredita e pede que ele mostre os restos da tal criatura. Os dois, então, partem para a floresta, onde acabam sendo atacados por Dinobot 2.

Optimus acaba sendo atingido. Cheetor sofre mutação novamente e torna-se transmetal 2.

Enquanto Cheetor e Dinobot 2 lutam, Optimus contata a base Maximal para pedir ajuda. Quando Silverbolt e Rattrap chegam, Dinobot 2 foge e os Maximals voltam para a base.

BlackArachnia (Viúva Negra) encontra Cheetor olhando seu próprio reflexo e comenta como a tecnologia transmetal 2 "cai bem".


PROVING GROUNDS:

Rhinox está verificando os circuitos internos de BlackArachnia (Viúva Negra) em busca do programa que Tarantulas usou para torná-la Predacon. BlackArachnia se mostra irritada pelos Maximals ainda não a aceitarem como ela é.

Rhinox diz a Optimus que se eles tentarem retirar o programa que Tarantulas implantou, correriam o risco de destruir também a mente de BlackArachnia. Ela, que estava escondida escutando a conversa entre os dois, fica ainda mais irritada e abandona a base Maximal.

Numa floresta, BlackArachnia encontra Dinobot 2 e o persegue. Silverbolt e Rattrap, usando os scans do computador da base, detectam BlackArachnia indo para território Predacon. Silverbolt convence Rattrap a lhe dar algum tempo para trazê-la de volta antes de contar a Optimus o que está havendo.

Dinobot 2 usa uma espécie de projetor holográfico para enganar BlackArachnia e atacá-la pelas costas. Os dois se enfrentam e BlackArachnia está em desvantagem. Dinobot a havia atraído para território Predacon a fim de que ela não pudesse se comunicar com os Maximals para pedir ajuda e ele conseguisse retirar dela os códigos de acesso da Arca.

Silverbolt encontra BlackArachnia e enfrenta Dinobot 2. Dinobot 2 consegue derrubar Silverbolt e aponta seu laser para a cabeça dele. BlackArachnia usa suas "metralhadoras" para acertar Silverbolt e jogá-lo para longe de Dinobot 2. Ela então começa a conversar com Dinobot 2 oferecendo-lhe uma "aliança" para tomar a Arca. Ele recusa a oferta e atira nela.

Silverbolt consegue pegar o projetor holográfico e enganar Dinobot 2, então BlackAarchnia aproveita a oportunidade para atingir Dinobot 2 com seu cyber-veneno, derrubando-o em um abismo.

Silverbolt se mostra irritado com BlackArachnia. Ela explica que os tiros e o "acordo" com Dinobot 2 foram para ganhar tempo e salvá-lo. Ela está furiosa por Silverbolt ter duvidado dela e comenta sobre os Maximals quererem interferir em seu núcleo. Nisso, Optimus chega e explica a BlackArachnia que a decisão de remover ou não o programa de seu núcleo é decisão dela e que os Maximals jamais a forçariam a isso.

BlackArachnia, aliviada, volta para a base Maximal com Silverbolt.


GO WITH THE FLOW:

Cheetor está em uma floresta dando aulas a duas crianças pré-humanas: "Jack" e "Una", enquanto um dos drones aracnídeos de Tarantulas aparece e é destruído por Rattrap.

No alto de uma montanha, os Predacons estão trabalhando em um enorme canhão. A fonte de energia da nova arma, no entanto, ameaça fazer os sistemas Predacons entrarem em curto antes que eles possam terminá-la. Tarantuals, então, sugere que eles usem as crianças pré-humanas para terminar de construir o canhão.

Cheetor continua a ensinar à crianças quando, de repente, Inferno e Waspinator atacam. Cheetor é avariado, DepthCharge (Profundeza) chega e os dois Predacons fogem, levando Una consigo. Cheetor volta à base para reparos, enquanto DepthCharge e Rattrap vão atrás dos Predacons.

Una está namontanha, em poder dos Predacons, enquanto DepthCharge e Rattrap se aproximam. Megatron, apesar do canhão ainda não estar totalmente pronto, resolve testá-lo nos dois Maximals. Os Predacons ativam o canhão, em poder mínimo, e atingem DepthCharge. Parte da energia acaba atingindo os Predacons também e eles logo desativam o canhão.

DepthCharge está caído e praticamente imobilizado. Rattrap então percebe que terá que continuar a missão sozinho. Ele deixa DepthCharge escondido e continua a caminho da montanha para salvar Una.

Megatron usa Una para terminar o canhão e instalar o cristal estabilizador. Já não mais tendo utilidade para os Predacons, Megatron ordena a Tarantulas que se livre da criança. Una, no entanto, usando um truque aprendido com Cheetor, terruba uma parte do equipamento em cima de Tarantulas e Rattrap aproveita a confusão para resgatá-la e fugir.

Rattrap e Una chegam até DepthCharge, que ainda está muito avariado. Eles então empurram DepthCharge para o rio e o usam como "canoa" para escapar dos Predacons que estão em seu encalço.

Megatron ordena que os Predacons voltem à base e começa a preparar o canhão para atirar. Algo, no entanto, está errado com o canhão e ele explode. Una havia roubado o cristal estabilizador ao invés de instalá-lo.


CROSSING THE RUBICON:

Em um esconderijo, BlackArachnia (Viúva Negra) prepara um aparelho para, utilizando o driver transmetal 2, tornar-se transmetal também. Silverlbot, no entano, a encontra e acaba frustrando seus planos. BlackArachnia, então, explica que ela deseja mais poder e essa seria a maneira dela conseguir. De repente, ela começa a ter surtos de energia, "desmaia" e Silverbolt a leva para a base Maximal.

Rhinox verifica os sistemas de BlackArachnia e informa que o programa implantando por Tarantulas está em colapso e acabará por destruir a "mente" dela. Ele diz que poderia tentar separar o tal programa do núcleo de BlackArachnia, mas que a "operação" é arriscada e nunca foi feita antes. BlackArachnia aceita, passa os códigos de acesso da Arca para Optimus Primal e Rhinox inicia a "operação".

Quando Rhinox começa a "libertar" o núcleo de consciência de BlackArachnia, Tarantulas recebe um sinal e avisa Megatron. Este, percebendo que ela deve ter passado os códigos para Optimus, quer ter certeza que ela não sobreviva e ordena um ataque à base Maximal.

Na base Maximal, Rhinox se esforça para deter as "defesas" do programa e conseguir completar a operação para salvar BlackArachnia, enquanto os Predacons atrapalham atacando a base. Maximals e Predacons se enfrentam e, quando Rhinox está para completar a operação e destruir a última defesa do programa, Tarantulas atinge a base Maximal causando uma interrução na força e BlackArachnia fica "off line".

Os Predacons batem em retirada, enquanto os Maximals lamentam a perda de BlackArachnia. Eles então percebem que Silverbolt foi atrás de Tarantulas para se vingar e saem à procura dele.

Silverbolt e Tarantulas se enfrentam enquanto, na base Maximal, o driver transmetal 2 se liga automaticamente e energiza o corpo de BlackArachnia. Silverbolt está ponto de matar Tarantulas, mas Rampage aparece e quando este está prestes a destruir Silverbolt, surge BlackArachnia, agora transmetal 2 e o salva ao derrubar Rampage em um abismo.

De volta à base, BlackArachnia explica o que houve e diz que, apesar de agora ser Maximal, ela continua sendo uma "garota má". Ela e Silverbolt se beijam.


MASTER BLASTER:

Megatron usa Waspinator para atrair Optimus para fora da base e distrai-lo, enquanto Tarantulas, escondido atrás de uma pedra, atira nele uma espécie de dardo. O tal dardo abre um pequeno orifício no pé de Optimus, entra no corpo deste, transforma-se numa espécie de sonda e se conecta à spark (centelha) dele. Optimus, então, começa a falar de forma estranha, ordena que todos os Maximals voltem para a base e dá um soco em Cheetor.

BlackArachnia volta à base e é capturada por Optimus. Os Predacons aparecem e revelam seu novo trunfo: Quickstrike, dentro de uma espécie de exo suit, está controlando o corpo de Optimus Primal e já havia colocado Silverbolt, Rattrap, Cheetor e Rhinox fora de combate.

Megatron ordena a Quickstrike que use os códigos de acesso em poder de Optimus Primal para abrir a Arca. Enquanto isso, Rampage (Violência) está prestes a esmagar BlackArachnia, mas esta usa seus novos poderes telecinéticos para atingi-lo com uma barra de metal e escapar.

Megatron e Quickstrike, ainda controlando o corpo de Optimus Primal, entram na Arca e vão até onde está (desativado) o líder dos Decepticons (o Megatron original). Megatron, então, rouba a spark (centelha) do Megatron original e a coloca dentro de si. Enquanto Megatron ainda está "abalado" pelo procedimento, Quickstrike aproveita para, seguindo as ordens de Tarantulas, jogar Megatron em um poço de lava e assumir a liderença dos Predacons.

Tarantulas programa a Arca para se auto-destruir e, saindo dela, vê um grande dragão transmetal surgir da lava: Megatron em uma nova e mais poderosa forma. Megatron o atinge com uma rajada de fogo.

BlackArachnia consegue atingir o aparelho (exo suit) em que Quickstrike está, derrubando-o e quebrando o link com OptimusPrimal.

Megatron diz a Tarantulas que tolera traição, mas não fracasso, e o atira na lava. Enquanto isso, Optimus e BlackArachnia entram na Arca. Optimus e Megatron se enfrentam, enquanto BlackArachnia vai tentar evitar a destruição da Arca.

BlackArachnia consegue parar a sequência de auto-destruição da Arca. Enquanto isso, Megatron está a ponto de destruir Optimus Primal, mas os Maximals aparecem e o atacam. Megatron foge jurando vingança.


OTHER VICTORIES:

Em algum lugar no espaço, os alienígenas (conhecidos como Vok) que estavam fazendo "experimentos" na Terra sentem a perturbação no tempo vinda de lá e decidem investigar. Eles então fundem os corpos dos Maximals Airazor e Tigatron, que haviam raptado anteriormente, em um novo e poderoso ser: Tigerhawk e o enviam para a Terra.

Na Terra, Quickstrike está sendo julgado por sua traição, mas antes que Megatron dê a sentença os computadores da base Predacon alertam que algo está se aproximando. Enquanto isso, em seu covil secreto, Tarantulas também está a par da aproximação e prepara seus planos.

Algo parecido com um cometa penetra a atmosfera terrestre e continua em alta velocidade em direção à base Predacon. Impossibilitados de se defenderem, os Predacons abandonam a base, que acaba sendo destruída pelo tal "cometa". Dos escombros da base destruída, surge Tigerhawk, que se apresenta como emissário do Vok, com a missão de "punir" Megatron por perturbar a continuidade do tempo.

Tigerhawk facilmente consegue derrotar os Predacons e enfrenta Megatron. No momento em que ele está prestes a destruir Megatron, Optimus chega e pede que ele não o faça, pois Megatron ainda está com a spark (centelha) do Megatron original. Mas Tigerhawk rapidamente se livra de Primal abrindo uma grande fenda no chão e quando está para concluir seu intento é atacado por vários pequenos drones aracnídeos que o deixam inconsciente.

Tarantulas havia capturado Tigerhawk e pretendia retirar a "influência alienígena" dele para poder controlá-lo e usá-lo para destruir a Arca. Quando a "influência Vok" é extraída, dois dos alienígenas saem do corpo de Tigerhawk e destroem Tarantulas. Então, as sparks de Airazor e Tigertron (que haviam seguido Tigerhawk) aproveitam a oportunidade para entrar no corpo de Tigerhawk.

Com a ajuda de Cheetor, Tigerhawk consegue fugir antes que todo o laboratório de Tarantulas exploda. Logo, Optimus, que já havia conseguido escapar da fenda, os encontra. Cheetor então explica o que houve a Optimus e Tigerhawk, agora ciente de que é um Maximal, volta com eles para a base.


NEMESIS - parte 1:

Tigerhawk pratica seus poderes sobre os elementos, enquanto isso, Optimus Primal lê trechos do "Código de Primus" (um antigo e precioso livro, da época dos Autobots e Decepticons, que só tem duas cópias conhecidas, sendo que uma delas estava na Arca).

Mergatron ordena que Inferno, Quickstrike e Waspinator procurem um local para para servir como nova base dos Predacons, enquanto o próprio Megatron, Rampage (Violência) e Dinobot 2 vão em busca do covil de Tarantulas.

Quando os Predacons finalmente acham a entrada para um covil subterrâneo e entram para explorá-lo, DepthCharge (Profundeza) os vê e, apesar da ordem de Optimus para esperar, pretende segui-los.

No subterrâneo, Megatron descobre os planos de Tarantulas e ativa o submersível que este havia construído. Os Predacons, então, usam o submersível para "navegar" para onde Tarantulas pretendia.

DepthCharge continua tentando abrir a entrada do covil, quando Optimus e Silverbolt chegam. DepthCharge finalmente consegue abrir e tem uma desagradável surpresa: uma armadilha. Uma espécie de bomba explode, atingindo Silverbolt e arremessando longe DepthCharge e Optimus Primal.

Alertados pela explosão, Tigerhawk, Cheetor e BlackArachnia (Viúva Negra) chegam ao local. Silverbolt está muito avariado, então BlackArachnia e Cheetor o levam de volta à base para reparos.

Enquanto isso, Quickstrike e Inferno encontram uma tribo pré-humana e concluem que o local em que ela está será bom para construir a nova base Predacon. Eles então chamam Waspinator para o ataque mas este se recusa. Waspinator diz que está cansado de ser Predacons e de ser detonado a toda hora. Inferno e Quickstrike então atiram nele e partem para atacar os pré-humanos. Para a surpresa dos dois Predacons, no entanto, os pré-humanos estão preparados para contra-atacar, conseguindo atingi-los várias vezes.

No subterrâneo, Optimus usa o computador de Tarantulas e descobre para onde Megatron está indo: para a Nemesis (a antiga nave de guerra Decepticon que atacou a Arca e também caiu na Terra). Ele então manda DepthCharge seguir os Predacons, já que ele é o único Maximal com modo animal aquático. Enquanto DepthCharge vai atrás dos Predacons sob as águas, Tigerhawk e Optimus seguem seu sinal voando acima da superfície.

Na Nemesis, enquanto Rampage patrulha as redondezas, Megatron descobre que Tarantulas havia instalado controles Predacons na nave e encontra a segunda cópia do "Código de Primus".

DepthCharge chega até o lugar onde está a Nemesis e acaba enfrentando Rampage. Os dois lutam furiosamente, até que DepthCharge consegue atingir a spark (centelha) de Rampage com um cristal de energon. Rampage explode e DepthCharge acaba sendo destruído também. Na Nemesis, quando Rampage explode, Dionobot 2 cai de joelhos e por alguns instantes a imagem de Dinobot se sobrepõe sobre a dele.

Optimus Primal e Tigerhawk são surpreendidos pela explosão e depois, pelo que emerge do oceano: a Nemesis, controlada por Megatron.


NEMESIS - parte 2:

Megatron lê o "Código de Primus" enquanto a Nemesis passa por Optimus Primal e Tigerhawk despejando seu poder de fogo. Os dois Maximals conseguem se proteger dos disparos e partem atrás da nave.

Dinobot comenta que sua spark (centelha) está diferente e que se sente mais completo. Megatron então comenta que isso deve estar acontecendo porque Rampage (Violência) foi destruido.

Tigerhawk diz a Optimus para se unir aos outros Maximals e tentar proteger a Arca. Optimus reluta em deixar Tigerhawk lutando sozinho contra a Nemesis mas, entendendo a gravidade da situação, parte para a base Maximal.

Tigerhawk ataca a Nemesis usando seus poderes sobre os elementos e, apesar de não conseguir destrui-la, causa danos. Megatron, então, ordena a Dinobot 2 que use o canhão de fusão da nave contra Tigerhawk.

Tigerhawk consegue deter o disparo por algum tempo, mas acaba sendo destruído pelo poderoso canhão.

Inferno e Quickstrike ainda estão atacando a tribo de pré-humanos quando a Nemesis sobrevoa o local. Eles acenam tentando chamar a atenção de Megatron, mas este pouco se importa e o canhão da Nemesis é carregado.

Dinobot 2 vê os humanos, acha a cena familiar e começa a lembrar-se da luta de Dinobot em "Code of Hero". Ele então impede que Megatron ative o canhão e pergunta onde está a honra em matar indefesos. Megatron fica furioso e Dinobot volta atrás e se desculpa dizendo que o poder da Nemesis deveria ser usado contra os Maximals. Megatron o ignora e começa a destruir o lugar. Vários pré-humanos conseguem escapar, mas Inferno e Quickstrike acabam sendo destruídos.

Na Arca, os Maximals estão tentando fazer com que a antiga nave Autobot possa voltar a voar. Enquanto isso, a Nemesis flutua sobre o vulcão onde a Arca está e Megatron ordena que Dinobot 2 dispare o canhão.

Dinobot 2 explica que a arma precisa de mais tempo para ser recarregada e Megatron decide usar o raio trator. Logo tudo dentro da Arca começa a flutuar, enquanto as rochas do vulcão começam a ser atraídas em direção à Nemesis, que as esmaga em uma espécie de triturador.

Optimus Primal voa em direção à Nemesis e consegue passar pelo triturador e entrar na nave. Uma vez dentro da Nemesis, Optimus encontra Megatron e os dois começam a lutar. Enquanto isso, os Maximals continuam tentando, sem sucesso, fazer a Arca voar novamente.

Megatron consegue derrubar Optimus, o canhão está recarregado e tudo parece perdido, mas Dinobot 2 envia, sem que Megatron perceba, uma mensagem para os Maximals mostrando a localização de uma pequena nave de fuga Autobot dentro da Arca. Os Maximals, então, ativam a nave de fuga e Rhinox assume seus controles.

Megatron ordena que Dinobot 2 use o canhão de fusão e destrua os Maximals, mas ele se recusa e diz que sua honra não permite tal ato. Megatron, furioso, joga Dinobot 2 para longe e vai ele mesmo ativar o canhão.

Megatron, no entanto, nem chega a alcançar os controles, pois Rhinox pilota a nave de fuga através das janelas da ponte de comando, arrentando tudo em seu caminho, atingindo Megatron e saindo pelo outro lado da nave.

Vários equipamentos da Nemesis estão a explodindo. Optimus consegue escapar, mas Dinobot 2 acaba ficando em meio às explosões e é destruído. A Nemesis, muito avariada, vai se distanciando e acaba caindo em alguma parte do planeta.

Com tudo resolvido, os Maximals usam a nave de fuga Autobot para voltar a Cybertron, levando Megatron como prisioneiro, preso do lado de fora da nave.

Enquanto isso, no "vilarejo", os pré-humanos comemoram o final dos conflitos. Os restos de Quickstrike e Inferno são usados como diversos utensílios, enquanto Waspinator, finalmente feliz, aparece sentado em um trono entre os pré-humanos.


Comentários

Texto: Luna


Os gráficos continuam melhorando na terceira temporada. Sua estória é complexa, tem várias referências à série clássica (Transformers), mas não tem tantos subplots quanto a segunda temporada.

É nessa temporada que são introduzidos os transmetals 2.

Há cenas de humor "cartoon/pastelão", mas também há referências a Transformers e piadas mais sutis e adultas.

A tradução para o português também atrapalha um pouco essa temporada, mas não chega a causar grandes problemas para o entendimento. Na versão dublada, porém, em alguns episódios desta temporada foram frequentes as valhas nas vozes dos personagens.

O conflito DepthCharge (Profundeza) x Rampage (Violência) é um ponto alto. Outros destaques são: BlackArachnia (Viúva Negra) entre os Maximals; a transformação de Cheetor, Optimus Primal, BlackArachnia e Megatron em transmetals 2; Dinobot 2 ("clone" transmetal 2 de Dinobot); Tigerhawk e o Vok (os "alienígenas"); a reativação da Nemesis (nave Decepticon).

Um problema da terceira temporada foram alguns "cortes" impostos pelos "responsáveis pela série". É normal ocorrer o corte de alguns trechos de episódios, ainda em sua produção, a fim de que se adaptem ao tempo da TV... Mas no último episódio, cortaram a cena em que a spark (centelha) do Megatron original era devolvida e isso teve que ficar "subentendido". Ainda pior foi o fato de terem cancelado um episódio inteiro ("Dark Glass", que acabou ficando só no roteiro), por acharem que era mórbido demais, e os roteiristas terem que "se virar" para preencher a lacuna e dar sentido à estória. :-/