ATB - Aliança Transformers Brasil

Megatron / Galvatron

Texto: Luna



Informações

Informações básicas - Hasbro:
Megatron combina força bruta, astúcia militar, crueldade e terror. Anseia voltar a Cybertron para conquistar depois que destruir os Autobots. Planeja possuir todos os recursos da Terra. Incrivelmente poderoso e inteligente. Usa um canhão de fusão nuclear. É capaz ligar-se interdimensionalmente a um buraco negro para conseguir anti-matéria e usar como arma. Nenhuma fraqueza conhecida.
"Peace through tyranny."
  • Na forma robô tem como principal arma um canhão de fusão, instalado em seu braço direito.
  • Sua forma alternativa é uma pistola.

Poderoso, inteligente e ardiloso, Megatron liderou os Decepticons na guerra contra os Autobots na série Transformers clássica.

Além de suas habilidades como guerreiro, sua principal vantagem é o poderoso canhão de fusão que possui instalado em seu braço direito.

Megatron foi criado para liderar os Decepticons para a vitória e, usando sua inteligência e força, conseguiu uni-los sob suas ordens e para lutar contra os Autobots e dominar Cybertron.


modo robô modo arma

Palco de uma guerra que já durava milhões de anos, Cybertron estava definhando. Em busca de novas fontes de energia, Optimus Prime e uma equipe de Autobots parte de Cybertron na nave Arca. Vendo nisso uma oportunidade de destruir seu arquinimigo, Megatron parte em perseguição à Arca com um grupo de Decepticons, a bordo da nave Nemesis.

Os Decepticons chegaram a atacar e invadir a Arca, mas as duas naves acabaram caindo na Terra. A Arca caiu em um vulcão e os Autobots e Decepticons dentro dela permaneceram inativos (em stasis lock) por cerca de 4 milhões de anos, quando, em 1984, uma erupção possibilitou que fossem reativados.

Percebendo o potencial energético do planeta, Megatron planejava aproveitar seus recursos para aumentar o poder dos Decepticons e partir para a conquista de Cybetron e do universo. E a guerra continuou, agora não mais restrita a Cybertron, mas desenrolando-se na Terra também.



"Transformers: o Filme"


Em 2005, os Decepticons já haviam conseguido dominar Cybertron e, tendo descoberto os planos de Optimus Prime para tentar retomar o planeta, atacam Autobot city (na Terra). Em desvantagem, os Autobots na Terra enviam um pedido de ajuda a Optimus Prime.

Optimus e Megatron lutam ferozmente e, depois de algum tempo, Optimus parece ter ganho a luta, com Megatron sob a mira de seu rifle e pedindo clemência. Na verdade, porém, Megatron estava apenas tentando distraí-lo para conseguir alcançar uma arma próxima.

HotRod vê o que o Decepticon pretende e tenta impedi-lo. Megatron, porém, não só consegue alcançar a arma como também agarra HotRod e o usa como escudo. Para não colocar HotRod em risco, Optimus não atira e acaba sendo atingido por vários disparos de Megatron.

Com Optimus caído, Megatron joga HotRod para longe e se aproxima de seu inimigo para destrui-lo de uma vez por todas. Porém, mesmo estando muito avariado, Optimus consegue dar um último golpe em Megatron, fazendo com que este caia da plataforma onde estavam. Com seu líder derrotado, os Decepticons se retiram.

Durante a fuga, os Decepticons avariados são abandonados no espaço e Starscream aproveita a oportunidade para se livrar de Megatron também.

A caminho de Cybertron, Unicron acaba encontrando os Decepticons avariados flutuando no espaço. Ele então faz um acordo com Megatron, o reforma como Galvatron e dá novos corpos aos demais Decepticons que foram abandonados.

Galvatron (Megatron reformado por Unicron) parte com seu novo exército e, matando Starcream, reassume a liderança dos Decepticons.

Optimus Prime não resistiu aos ferimentos e morreu, deixando Ultra Magnus de posse da Matriz e como o novo líder dos Autobots. Essa situação, porém, dura pouco tempo, pois logo Galvatron acaba conseguindo roubar a Matriz.

Galvatron, com a Matriz, desafia Unicron, que já estava nos arredores de Cybertron. No entanto, ele não consegue abrir a Matriz e tudo o que pode fazer é assistir, horrorizado, a Unicron se transformar em um gigantesco robô.

Unicron, enfurecido, ataca Cybertron. Alguns Decepticons tentam detê-lo mas são facilmente destruídos. Galvatron se transforma para o modo canhão e atira em Unicron, mas o gigante o pega com dois dedos e o engole.

Alguns Autobots conseguiram entrar no corpo de Unicron e HotRod, que havia se desencontrado dos demais, acaba encontrando Galvatron em algum lugar no interior do gigante. Galvatron propõe ao Autobot que lutem juntos contra o terrível inimigo, mas Unicron o tortura através de seu link mental e o obriga a atacar HotRod.

Galvatron e HotRod se enfrentam. HotRod está em desvantagem, mas ele acaba conseguindo segurar a Matriz e ela começa a liberar energia.

HotRod consegue tomar de Galvatron a Matriz e começa a abri-la. Enquanto a energia o envolve ele começa a mudar e, ao fundo, se escuta a voz de Optimus Prime dizendo para ele assumir a liderança como Rodimus Prime.

Galvatron atira em HotRod/Rodimus Prime e acaba conseguindo derrubar a Matriz das mãos dele. Mas a transformação de HotRod em Rodimus Prime já está concluída e Rodimus, após uma breve luta, atira Galvatron para o espaço, através das "paredes" do corpo de Unicron.



"Transformers" - temporadas posteriores ao filme


Cyclonus consegue convencer os Decepticons, agora refugiados no Planeta Chaar, a darem suas últimas reservas de energia para que ele e os Sweeps possam partir à procura de Galvatron.

Cyclonus e Scouge conseguem encontrar Galvatron em um asteróide (onde ele caiu depois de ser arremessado para fora de Unicron por Rodimus, em "Transformers: O Filme").

Galvatron reassume o comando dos Decepticons em sua guerra contra os Autobots, mas ele não é mais o mesmo: está altamente instável, tendo frequentes ataques de fúria e loucura.

Cyclonus consegue enganar Galvatron e levá-lo a "WebWorld", um planeta onde supostamente seria possível "curar" a "loucura" deste. Os Psiquiatras de Webworld tentam todos os tratamentos conhecidos e nada funciona, então eles decidem simplesmente destruir a parte danificada da mente de Galvatron. Cyclonus teme que o procedimento destrua seu líder e se rebela contra os médicos. Aproveitando a confusão, Galvatron consegue se libertar e destruir o planeta.

Galvatron continua a liderar os Decepticons contra os Autobots, tendo Cyclonus como contraponto de sua loucura.

Em mais uma de suas investidas contra os Autobots, os Decepticons acabam conseguindo roubar a chave para a "Plasma Chamber" (Câmara de Plasma) de Cybertron.

De posse da chave, Galvatron planejava usar a "Plasma Chamber" para fazer com que o Sol se tornasse nova e captar a energia resultante disto. Spike e os Nebulons, porém, conseguem não só impedir que o Sol torne-se nova, como também captar grande quantidade de energia que será usada para levar Cybertron a uma nova "Golden Age" (Era de Ouro).

Galvatron e os Decepticons acabam fugindo para o espaço.



Obs: Não incluí aqui a "aparição" de Megatron na série Beast Wars por que ele não teve participação ativa nela e, também, para não complicar ainda mais esta biografia. As informações sobre o Megatron original em Beast Wars estão na parte da ATB dedicada a esta série.

Comentários

Texto: Luna


("The mighty") Megatron, o cara do canhão de fusão... :-p

Durante as duas primeiras temporadas de "Transformers", Megatron foi o líder dos Decepticons e arquiinimigo de Optimus Prime (líder dos Autobots). Ele estava sempre às voltas com planos para conseguir energia e destruir os Autobots.

Em muitos aspectos, era um vilão típico de desenho animado, especialmente nos anos 80: o cara mau, de risada maléfica e com planos conquista (do mundo, do Universo, etc)...

No longa metragem ("Transformers: O Filme") Megatron acaba sendo reformado como "Galvatron" e, durante o restante da série, sua personalidade e estilo de liderança se mostram muito diferentes do que costumavam ser. (Essas diferenças são tão grandes que vários fãs acabam considerando Megatron e Galvatron como personagens separados.) Como Galvatron, tornou-se um maníaco de humor instável e aptidão para liderança bastante questionável. Megatron dava aquela impressão de "generalzão", enquanto Galvatron, bem, era doido demais... :-p