ATB - Aliança Transformers Brasil

STARSCREAM

Texto: Luna



Informações

Informações básicas - Hasbro:
Ambiciona tomar o lugar de Megatron como líder dos Decepticons. Implacável, traiçoeiro, sangue-frio e cruel... considera-se o mais sofisticado e belo Decepticon. Acredita que os Decepticons deveriam fiar-se mais em astúcia e velocidade do que em força bruta para derrotar os Autobots. É o mais rápido voador do grupo, podendo atingir Mach 2.8 e uma altitude de 52 milhas. Atira bombas e raios-nulo que interrompem o fluxo de eletricidade. Muito bom no que faz, mas se superestima. A arrogância é sua principal fraqueza.
"Conquest is made of the ashes of one's enemies."
  • Na forma robô tem como principais armas canhões de raio-nulo (null-ray) instalados em seu braços.
  • Sua forma alternativa é um jato F-15.

O "comandante aéreo" Starscream era o segundo em comando dos Decepticons, sob as ordens de Megatron.

Era um dos mais rápidos Decepticons, podendo chegar a velocidades de até Mach 2.8, mergulhando de altitudes suborbitais de 52 milhas até quase o nível do solo em questão de minutos. Além da velocidade, estava armado com mísseis e canhões de raio-nulo, disponíveis tanto no modo robô como no modo jato.

Seu principal defeito era o ego. Era tão convencido que acabava se metendo em situações com as quais não conseguia lidar.

Embora fosse um hábil guerreiro aéreo, não era muito corajoso. Inteligente, insolente, convencido, muito ambicioso e traiçoeiro, vivia tentando derrubar Megatron e assumir o comando dos Decepticons (o que conseguiu fazer várias vezes, mas sempre por pouco tempo).


modo robô modo veículo

Palco de uma guerra que já durava milhões de anos, Cybertron estava definhando. Procurando por novas fontes de energia, Optimus Prime liderou uma equipe de Autobots em uma expedição interplanetária, utilizando uma espaçonave Autobot chamada Arca. No entanto, os Autobots foram perseguidos e abordados pela espaçonave Decepticon Nemesis, cuja tripulação incluía o líder dos Decepticons, Megatron e seu segundo em comando, Starscream.

Os Decepticons chegaram a atacar e invadir a Arca, mas as duas naves acabaram caindo na Terra.

Quatro milhões de anos depois, a erupção do vulcão onde a Arca havia caído (Mt. St. Hilary) ativa o computador da nave, Teletran 1, que inicia os reparos automáticos e a adaptação dos transformers no interior da nave, de acordo com os dados colhidos por uma sonda.

O primeiro a ser adaptado e reativado acaba sendo um Decepticon, Skywarp, que se aproveita da situação para colocar seus companheiros na mira do "raio de reparos". Assim, os Decepticons são reativados e abandonam a Arca, deixando lá os Autobots, ainda inativos. Starscream dispara algumas vezes contra a Arca antes de partir e, inadvertidamente, acaba religando o sistema de reparos, que termina o serviço nos Autobots, reativando-os também.

Durante a estada na Terra, Starscream traía Megatron constantemente, tendo sido exilado ou abandonado voluntariamente os Decepticons várias vezes, mas acabava sempre voltando e reassumindo seu posto como segundo em comando. Numa dessas ocasiões em que estava "fora" dos Decepticons, ele chegou a criar um pequeno exército para si, os Combaticons (capazes de se unirem para formar o gestalt Bruticus) e que depois acabaram sendo integrados aos Decepticons também.



"Transformers: o Filme"


Durante a batalha em Autobot City (na Terra), no ano de 2005 (conforme "Transformers: O Filme"), Megatron foi seriamente avariado e, após a retirada dos Decepticons, Starscream o atirou no espaço e tomou seu lugar como líder dos Decepticons. Megatron, no entanto, foi "reformado" por Unicron e retornou (como Galvatron) durante a coroação de Starscream, o matou e reassumiu a liderança.

Apesar do corpo de Starscream ter sido destruído, sua centelha ("spark") sobreviveu e ficou vagando no espaço à procura de vingança.



"Transformers" - temporadas posteriores ao filme


Durante a terceira temporada de "Transformers", o "fantasma" de Starscream reaparece em dois episódios: "Starscream's Ghost" e "Ghost in the Machine". Em "Starscream's Ghost", Octane, fugindo dos Decepticons, se refugia em uma espécie de cripta Decepticon. Lá ele encontra o "fantasma" de Starscream, que se dispõe a ajudá-lo para conseguir se vingar de Galvatron.

No episódio "Ghost in the Machine", o "fantasma" de Starscream, em sua busca de um novo corpo, possui o corpo de Scourge e o utiliza para reativar a cabeça de Unicron (que ficou em órbita de Cybertron, desde o final de "Transformers: O Filme). Unicron, então, promete dar um novo corpo a Starscream se ele cumprir três tarefas: roubar os "olhos" de Metroplex e o "mecanismo de transformação" de Trypticon e, por fim, conectar a cabeça de Unicron a Cybertron.

Em ambas as ocasiões, como sempre, os planos de Starscream no final acabam dando errado e ele não consegue seu intento.



"Beast Wars"


Centenas de anos após a sua morte, a centelha (spark) de Starscream acaba chegando ao lugar e época onde se passa a maior parte de Beast Wars e toma o controle do corpo do Waspinator, causando problemas para Maximals e Predacons. Aliando-se a BlackArachnia (Viúva Negra), ele quase consegue subjulgar os Maximals, mas ele a trai e acaba sendo derrotado.

Durante uma luta entre Optimus Primal e BlackArachnia, o corpo de Waspinator é atingido por uma explosão de energon e este acaba ficando livre da possessão. Com Waspinator livre e de volta ao normal, a spark de Starscream volta a vagar pelo universo.



Comentários

Texto: Luna


Stasrcream é um dos meus personagens favoritos das séries "Transformers". É um personagem interessante, "irritante" e divertido. O relacionamento dele com Megatron era hilário. :-p

Ele era um dos personagens principais da série clássica e o considero especial na "história" transformer. Além dos mistérios com relação ao seu passado (ele originalmente não era um guerreiro Decepticon, mas um cientista) e posição entre os Decepticons (apesar de todas as traições e brigas, Megatron acabava sempre o aceitando de volta como seu segundo em comando) há ainda uma outra caracterísitica sua, que é única entre todos os transformers: sua spark (centelha) sofreu uma espécie de mutação e tornou-se virtualmente indestrutível, imortal. Aliás, a Protoforma X (o futuro Rampage / Violência) de Beast Wars foi uma tentativa dos cientistas Maximals de duplicar artificialmente essa mutação, a fim de criar um guerreiro indestrutível.

Por causa de sua centelha (spark) mutante, mesmo depois de "morto", ele ainda é um dos personagens principais em dois episódios de "Transformers" e em um de "Beast Wars". Quer mais do que isso?! :-p

A cena da morte de Starscream em "Transformers: The Movie" ("Transformers: O Filme") é antológica. Starscream está em sua coroação como novo líder Decepticon, quando Galvatron (Megatron reformado por Unicron) chega e diz: "Coroação, Starscream? Isso é uma comédia!". Starscream, espantado, pergunta: "Megatron, é você?", ao que Galvatron responde: "Aqui vai uma pista...", tranformando-se em seu modo arma e atirando nele. O raio acerta Starscream e, numa sequência de efeitos de luz, este se despedaça e a coroa cai aos pés de Galvatron. Para completar, Galvatron pisa na coroa, esmagando-a, e pergunta para os Decepticons presentes à coroação: "Alguém ainda quer tomar o lugar dele?" e, logicamente, nenhum deles se habilita (hehehe!) e logo estão saudando Galvatron como seu líder.