ATB - Aliança Transformers Brasil

EDIÇÃO NÚMERO 1


Texto e imagens: CESAR CAPPELLOZZA



Nesta edição é relatada a chegada dos Transformers à Terra. Os Autobots (os Optimus, de acordo com a tradução da Rio Gráfica) viviam em paz em Cybertron, um mundo mecânico de formas de vida mecânica, até alguns robôs se rebelarem contra essa "paz" e se autodenominarem Decepticons (Malignus), iniciando uma luta pelo domínio do planeta. Uma grande guerra é travada, tão grande que tira Cybertron de sua órbita e o faz vagar sem destino pelo espaço. Até que os cientistas Autobots descobrem que o planeta viaja rumo a um cinturão de asteróides. Seu lider, Optimus Prime (Supremus Absolutus) monta um grupo de ataque e parte para o espaço, para eliminar este cinturão de asteróides. Após ter sua missão completada, eles são atacados por um grupo de Decepticons. Fraco e a ponto de ser derrotado, Optimus Prime não tem escolha a não ser colocar a Arca em rota suicída para o planeta mais próximo, a Terra. A nave cai em uma montanha, matando todos a bordo.

Quatro milhões de anos se passam, até que uma erupção vulcânica na montanha desperta o computador da Arca (chamado ele próprio de Arca, não Teletram I). Este espalha sondas pelo planeta, tentando descobrir dados sobre as formas de vida nativas. Como ela somente detecta formas mecânicas, são assimilados apenas dados sobre as máquinas. As sondas retornam e um processo de conserto em massa se inicia. A Arca ainda era capaz de diferenciar Autobots de Decepticons, mas os registros da grande guerra foram apagados. Então ela conserta a todos, dando-lhes habilidades de se transformar para parecerem com o que ela acredita ser os habitantes nativos do planeta, mas mantendo as formas originais dos robôs. Os Decepticons se retiram da nave assim que voltam ao estado operante. Os Autobots são deixados para trás.

Estes organizam então uma espedição de reconhecimento. São mandados Bumblebee (Furão), Cliffjumper (Saltador), Prowl (Espreitador), Brawn (Brigão) e Hound (Rastreador) na missão. Eles dão de encontro a um Drive-In, e acreditam que seja algum tipo de culto religioso, já que existem tantas formas mecânicas paradas diante de uma tela com imagens estranhas. No que eles se aproximam para o primeiro contato, são atacados pelos Decepticons, que estavam espreitando de longe. Os Decepticons querem impedir que os Autobots tenham contato com os habitantes do planeta, para que não se tornem aliados. Durante o ataque, Bumblebee é seriamente ferido, e deixado para trás. Ambas as facções finalmente descobrem qual é a forma de vida dominante no planeta. No ataque, ele foi de encontro a um carro nativo, e o humano em seu interior, Buster Witwick (Buster Centelha) desce para reclamar. Ele ouve o carro gemendo de dor, então leva-o até a oficina de seu pai, que é mecânico. Ao chegar lá, ambos ouvem sem acreditar Bumblebee gritando por socorro.



COMENTÁRIOS:

A caracterizão dos personagens é mais evidente, e seus modos de agir condizem propositadamente com os tech-specs dos brinquedos. A lealdade de Ravage (Selvagem) é posta em grande evidência, assim como a posição de Prowl como segundo em comando. Ravage é caracterizado como um robô normal, e não como um animal mecânico. O mesmo se dá com Lazerbeak (BicoLaser) e Buzzsaw (Serra). Pelo menos nestes primeiros números, eles falam como qualquer um. Suas mudanças de comportamento no decorrer da série, devem-se à adaptação à caracterização do desenho.

Desde a primeira edição, Megatron não é desenhado como o brinquedo lançado pela Hasbro. Seu desenho é baseado num brinquedo ainda mais velho, um pré-transformer. (Obs: pre-transformer Megatron toy picture credits: Jeroen - Pre-Transformers Page)



[edição #2]